terça-feira, 4 de janeiro de 2011

Invictus - "Eu sou dono e senhor de meu destino; Eu sou o comandante de minha alma."


Assisti finalmente Invictus, chorei, fiquei agoniada e torci para o filme demorar horas para acabar, a história dele fez isso contigo. Todo o cenário em que se passa o filme dá arrepios  ao se imaginar como eram as coisas naquela época na África do Sul, e são apenas 15 anos. Além de tudo gostei também de acompanhar o rúgbi e ficar vendo as diferenças em relação ao futebol americano e não são poucas, ultimamente esses dois esportes têm me gerado bastante curiosidade.

Outras citações importantes são as atuações de Morgan Freeman e Matt Damon, o segundo eu ainda não tinha me empolgado com nenhuma atuação, já o primeiro dispensa comentários. Freeman e Damon, pelas atuações em Invictus, foram indicados ao Oscar de Melhor Ator e Melhor Ator Coadjuvante, respectivamente. Na ocasião o prêmio de melhor ator ficou com Jeff Bridges, de Coração Louco e Melhor Ator Coadjuvante com Christoph Waltz que fez um belo trabalho em Bastardos Inglórios.

Uma das cenas mais bacanas do filme é quando o time de rúgbi da África do Sul é enviado a realizar treinos em bairros mais carentes do país. A tensão dos jogadores na chegada e a festa que as crianças vão fazendo, primeiramente com o único negro do time, Chester, e depois se enturmando com os demais jogadores é muito interessante. Mostra a tensão daquela época e como foi difícil para "Madiba" (Nelson Mandela) iniciar seu trabalho como presidente.

Segue a ficha técnica do filme, com destaque para a direção de Clint Eastwood. Quem ainda está atrasado como eu e ainda não viu o filme, vale muito a pena cada minuto. Mais abaixo o poema original que Nelson Mandela (Morgan Freeman) cita durante o longa, muito bom. 


:: ficha técnica do filme

título original: Invictus
gênero:Drama
duração:2 hr 14 min
ano de lançamento: 2009
estúdio: Warner Bros. Pictures / Spyglass Entertainment / Revelations Entertainment / Mace Neufeld Productions / Malpaso Productions
distribuidora: Warner Bros.
direção: Clint Eastwood
roteiro: Anthony Peckham, baseado em livro de John Carlin
produção: Clint Eastwood, Robert Lorenz, Lori McCreary e Mace Neufeld
música: Kyle Eastwood e Michael Stevens
fotografia: Tom Stern
direção de arte: Tom Hannam e Jonathan Hely-Hutchinson
figurino: Deborah Hopper
edição: Joel Cox e Gary Roach
efeitos especiais:CIS Hollywood / CIS Vancouver / Hirota Paint Industries


Invictus
(Título Original: "Invictus")
Autor: William E Henley
Tradutor: André C S Masini


Do fundo desta noite que persiste
A me envolver em breu - eterno e espesso,
A qualquer deus - se algum acaso existe,
Por mi’alma insubjugável agradeço.

Nas garras do destino e seus estragos,
Sob os golpes que o acaso atira e acerta,
Nunca me lamentei - e ainda trago
Minha cabeça - embora em sangue - ereta.

Além deste oceano de lamúria,
Somente o Horror das trevas se divisa;
Porém o tempo, a consumir-se em fúria,
Não me amedronta, nem me martiriza.

Por ser estreita a senda - eu não declino,
Nem por pesada a mão que o mundo espalma;
Eu sou dono e senhor de meu destino;
Eu sou o comandante de minha alma.




Um comentário:

Fernando disse...

Meu deus que blâsfemia dizer isso do Matt Damon.... Vá assistir Gênio Indomável, o Desinformante, O homem que fazia chover, agentes do destino.... Matt RULEZ. Morgan sem comentários, a gente não comenta sobre a perfeição...