segunda-feira, 7 de março de 2011

"Lutar e lutar. Até que os cordeiros se tornem leões"

Verdade ou Lenda na história britânica, 
Robin Hood é realidade no cinema
A lenda de Robin Hood é conhecida principalmente através do cinema e da televisão. O Príncipe dos Ladrões é um herói mítico da Inglaterra, considerado um fora-da-lei pelo reino britânico ele vivia pela floresta de Sherwood, perto de Nottingham, roubando dos ricos para dar aos pobres. Sua habilidade no arco e flecha, amigos fiéis como Frei Tuck e João Pequeno, sua paixão Maid Marian e a fidelidade dos moradores da cidade transformam Robin em um herói do povo de Sherwood e também da história da Inglaterra.

Se Robin Hood realmente existiu não se sabe, a certeza é que sua lenda ultrapassa gerações. Um dos seus primeiros registros está no poema épico chamado Piers Plowman, escrito por William Langland em 1377. Historiadores contemporâneos não citam Robin Hood em seus trabalhos, para muitos a lenda pode ter sido criada para simbolizar a luta do povo na Idada Média contra a cobrança abusiva de impostos e a proibição da caça para sustento do povo, leis sustentadas por um reino autoritário.

Russel Crowe dá vida ao personagem 
na versão de 2010 de Ridley Scott

Robin of Locksley, filho do Barão Locksley, virou Robin Hood, o "Hood" surgiu em uma relação com o chapéu de pena que o arqueiro usava. Segundo alguns historiadores viveu entre os anos de 1160 a 1247, era um cruzado do Rei Ricardo I, conhecido como Rei Coração de Leão. Depois de se tornar prisioneiro no retorno das Cruzadas, Robin fugiu e junto com seus companheiros passou a lutar contra a opressão do reino e a favor da liberdade. É assim que Ridley Scott, diretor do filme "Robin Hood" (2010), começa a contar a sua versão, com roteiro de Brian Helgeland, baseado em história de Brian Helgeland, Ethan Reiff e Cyrus Voris.

São quase duas horas e meia de um longa-metragem que começa devagar, mas desenrola de uma forma que você se vê torcendo para Robin, para a Inglaterra e contra os traidores e franceses malvados. Crowe está fantástico no papel do príncipe dos ladrões, encanta nos momentos em que precisa demostrar a liderança  de Robin e também é sutil em situações que deixa a reação dos outros personagens embalar o roteiro e o desfecho das suas relações. No papel de Maid Marian está Cate Blanchett, aí é quase covardia. A atriz faz um casal perfeito com Russel, além é claro do talento e da identificação com o estilo de filme. Blanchett interpretou a Rainha Elizabeth I em dois longas: Elizabeth e Elizabeth: The Golden Age, em ambos foi indicada ao prêmio de Oscar de Melhor Atriz. 


Adorei o casal principal e descobri na sequência que Blanchett não foi a primeira e nem a segunda opção para o papel, só assumiu a Lady Marian depois que Siena Miller teve que desistir da personagem devido a conflitos na agenda. Já Russel, aos 45 anos, foi o ator mais velho a interpretar Robin Hood, Sean Connery estava perto dos 45 quando filmou Robin e Marian em 1976. Para responder a quem o achava velho e fora de forma para o papel, Crowe encarou uma dieta antes das gravações iniciarem. Deu resultado, Robin Hood está esbanjando charme como em 1991 quando Kevin Costner interpretou o herói. O resto da turma de Hood é composta por Mark Addy, de "Ou Tudo Ou Nada", como Frei Tuck, Kevin Durand, de Lost e X-Men Origens, como João Pequeno e Scott Grimes, o Archie Morris de E.R., como Will Scarlet.

Robin Hood comanda o grupo de fugitivos 
das Cruzadas do Rei Ricardo I
          
Vi um pouco atrasada esse filme, isso é uma realidade, mas se existe alguém ainda mais atrasado que eu vale a pena o investimento. Eu já tenho vontade de assistir de novo. Seguem a ficha técnica e dois trailers do longa-metragem.

título original:Robin Hood
gênero:Aventura
duração:2 hr 28 min
ano de lançamento: 2010
estúdio: Universal Pictures | Imagine Entertainment | Relativity Media | Scott Free Productions
distribuidora: Universal Pictures (EUA) | United International Pictures - UIP
direção: Ridley Scott
roteiro: Brian Helgeland, baseado em história de Brian Helgeland, Ethan Reiff e Cyrus Voris
produção: Russell Crowe, Brian Grazer e Ridley Scott
música: Marc Streitenfeld
fotografia: John Mathieson
direção de arte: David Allday, Ray Chan e Karen Wakefield
figurino: Janty Yates
edição: Pietro Scalia
efeitos especiais:Centroid Motion Capture | Hammerhead Productions | Moving Picture Company | Lola Visual Effects | Plowman Craven & Associates



Gostaria de lembrar também da versão do filme em que Kevin Kostner interpreta o Príncipe dos Ladrões, vi um incontável números de vezes esse filme, esse sim poderia passar na Sessão da Tarde uma vez por mês. Agora em 2010 ganhou um irmão à altura para contar a história do herói de Sherwood. Nessa versão com Costner a direção foi de Kevin Reynolds, o filme concorreu ao Oscar de Melhor Canção Original por "(Everything I Do) I Do It For You". O elenco foi formado por outros nomes de peso como Sean Connery, Morgan Freeman e Christian Slater. Na história Robin volta de uma cruzada e descobre que seu pai foi morto pelos homens do xerife de Nottingam (Alan Rickman), partidário do Príncipe João, que lutam para manter o Rei Ricardo longe do poder. Hood se une a um grupo de camponeses que vive na floresta assaltando homens do xerife e luta para colocar Rei Ricardo I de volta no comando de seu reino.

Kevin Kostner interpreta Robin Hood na versão de 1991
Conhecer a lenda de Robin Hood é mais que diversão, é conhecer um herói que mesmo sem termos a certeza de sua existência deixou um recado para que não nos curvemos à lideranças cruéis e injustas. Para não aceitarmos o que é imposto pela lei do mais forte e para que não tenhamos medo de lutar pelo que é certo e justo, mesmo que sejamos taxados de loucos, ladrões ou foras-da-lei. Qualquer semelhança com a sua vida real não é mera coincidência.

Nenhum comentário: