segunda-feira, 18 de abril de 2011

Pênaltis em Erechim

Victor vibra com a torcida após garantir a vaga para as semifinais 
foto: Mauro Vieira, clicEsportes
Não foi nada tranquila a classificação do Grêmio a próxima fase da Taça Farroupilha, ontem à tarde em Erechim. O Tricolor garantiu a vaga depois de um empate em 1 a 1 que levou a decisão para os pênaltis. Passou longe de parecer a atuação na goleada de 5 a 0 que o Tricolor aplicou no Ypiranga, dia 20 de fevereiro no Olímpico, jogo que foi válido pela primeira fase da Taça Piratini. Após a derrota catastrófica na Libertadores para o Oriente Petrolero por 3 a 0 no meio da semana, esperava-se uma reação gremista no Gauchão diante do time de Erechim. Não aconteceu, o gol Tricolor veio em uma qualidade individual de Douglas que acertou um chute espetacular, mas a forte gripe que o tirou uma semana dos treinamentos fez com que o meia precisasse ser substituído na segunda etapa. Leandro e Douglas foram de novo os diferenciais do time do Grêmio, que apesar de sofrer contra o Ypiranga ainda sim teve uma atuação superior a bagunça generalizada do meio-campo que vimos na quinta-feira na Bolívia.

Victor falhou no gol de empate do Ypiranga, mal posicionado deixou o seu lado direito aberto para o chute de Giovani, após uma bela jogada do time de Erechim. O jogo tomou ar dramático, Renato substituiu Leandro por Lins e ouviu vaias das arquibancadas. O garoto revelação do Grêmio era o melhor jogador em campo no momento, mas acredito que Renato sentiu falta de objetividade na finalização do ataque gremista, o treinador afirmou após o jogo que manteve Borges já esperando que a decisão se desse nos pênaltis. Justiça seja feita, Lins entrou muito bem, não comparado a Leandro, mas foi uma ótima surpresa gremista. Principalmente se pensarmos mais adiante no Brasileirão, onde opções são o que treinador mais precisa em um campeonato longo e de intervalos curtos entre as partidas. Outra substituição foi a entrada de Carlos Alberto no lugar de Douglas, o meia entrou e fez até agora uma das suas melhores apresentações no time de Renato Gaúcho, mas o jogador ainda preocupa por sua "euforia" em campo. No jogo de ontem por vezes foi fominha com a bola no pé e a provocação com o time adversário o deixa sempre a um passo de um cartão vermelho. Carlos Alberto ainda mistura raça com vontade de vencer e um pouco de cabeça quente desnecessária.
Adilson, Douglas e Rochembach comemoram o primeiro gol da tarde
foto: Mauro Vieira, clicEsporte
s

Foi uma atuação preocupante do Grêmio, o time do Ypiranga ainda chegou a assustar no segundo tempo nos contra-ataques. Se Borges se candidatou a uma vaga no Inacreditável Futebol Clube no primeiro tempo, Sylvestre perdeu a chance da vitória do Ypiranga cabeceando uma bola na trave na segunda etapa, Victor já estava vencido no lance. O time de Erechim se fechou no final do jogo, o Grêmio tentou evitar os pênaltis, mas não foi efetivo o suficiente para passar pela defesa do Ypiranga.

Nas penalidades o Tricolor Gaúcho leva uma vantagem enorme, e ela se chama Victor. Apesar de ter falhado no gol adversário, o goleiro da seleção cresce nas cobranças de pênaltis e brilha. Assim como contra o Caxias na Taça Piratini, Victor foi novamente decisivo para a classificação gremista diante do Ypiranga. Após Lúcio bater mal e o goleiro do Ypiranga Luiz Carlos defender, Victor pegou a cobrança de Branco. Saulo, do Ypiranga, ainda acertou o poste. Do lado do Grêmio Borges, Fábio Rochembach, Carlos Alberto e Gabriel cobraram muito bem e garantiram a vitória.

Agora o Grêmio tem uma semana de treinamentos para Renato corrigir o time e tentar buscar as mesmas atuações empolgantes do final do ano passado pelo Brasileirão. Nesse ano, até agora, o time de Renato não lembra aquele que protagonizou uma arrancada rumo à vaga na Libertadores no segundo semestre de 2010. Acredito que o Tricolor tem elenco pra fazer muito mais do que foi visto até agora, resta o futebol do Grêmio aparecer. Considerando que o mata-mata da Libertadores começa já na semana que vem, é uma boa hora pra isso começar a acontecer.

Nenhum comentário: