domingo, 12 de janeiro de 2014

Estreias de gigantes: Homeland na Globo e Breaking Bad na Record

Homeland encerrou sua terceira temporada em dezembro de 2013 e já foi renovada pela Showtime
Séries premiadas mundialmente chegam no mesmo dia em versões dubladas em duas grandes emissoras brasileiras.

Na próxima terça-feira, dia 14, duas grandes séries americanas chegam na televisão brasileira. Em versões dubladas, Homeland e Breaking Bad, estreiam em duas das maiores emissoras do Brasil, Rede Globo e Rede Record, respectivamente.

Além de estrearem no mesmo dia no Brasil, os dois seriados têm mais coincidências. Homeland e Breaking Bad foram as grandes vencedoras das duas últimas edições do Emmy Awards, uma premiação da Academia de Televisão, Artes e Ciências dos Estados Unidos que elege as séries, minisséries e telefilmes que mais se destacaram no ano dentro de suas categorias.

Em 2012 Homeland abocanhou os prêmio de Melhor Série Dramática, vencendo da própria Breaking Bad. No mesmo ano, a série também ganhou os prêmios de Melhor atriz em série dramática, com Claire Danes, e Melhor Ator em Série Dramática, com Damian Lewis, que dentre outros adversários venceu do protagonista de Breaking Bad, o ator Bryan Cranston. Na ocasião, Homeland ainda levou para casa o prêmio de Melhor Roteiro em Série Dramática, pela história produzida no episódio piloto. Em 2012, para Breaking Bad sobrou o prêmio de Melhor Ator Coadjuvante em Série Dramática. Na categoria, que não possuía nenhum candidato de Homeland, a série concorreu com dois atores, Aaron Paul e Giancarlo Esposito, sendo o primeiro o grande vencedor.

Breaking Bad foi finalizada pela AMC depois da sua quinta temporada
O que parecia uma rivalidade de apenas um ano, se estendeu para 2013, onde a gangorra se equilibrou. Breaking Bad levou para casa dois Emmys, o mais cobiçado de Melhor Série Dramática e também o de Melhor Atriz Coadjuvante em Série Dramática, com Anna Gunn. Homeland não deixou muito barato e garantiu novamente os prêmios de Melhor Atriz em Série Dramática, com dobradinha de Claire Danes, e Melhor Roteiro em Série Dramática, pelo episódio "Q&A".

Apesar de serem as grandes protagonistas dos últimos dois anos de Emmy Awards, as séries não possuem semelhanças em seus enredos. Homeland conta a história do soldado Nicholas Brody (Damian Lewis), que foi resgatado de uma base inimiga em países árabes, após ser mantido prisioneiro por oito anos. Na sua volta, Brody é considerado um herói nacional, mas uma agente da CIA, Carrie Mathison (Claire Danes), está convencida de que Brody pode estar ligado a um plano da Al Qaeda a ser executado em território americano.

Em Breaking Bad quem chama a atenção é o anti-herói Walter White (Bryan Cranston), um professor de química que ao ser diagnosticado com um câncer terminal começa a produzir e vender metanfetamina para evitar que sua família passe por problemas financeiros após sua morte. Para ter sucesso no novo empreendimento, Walter tem como sócio um ex-aluno, Jesse Pinkman (Aaron Paul).

Os prêmios que as duas séries receberam não foram em vão. Homeland e Breaking Bad se destacam, principalmente, pelo ótimo trabalho das suas duplas de atores principais. Por outro lado, Homeland aposta no enredo e no trama policial e psicológico que envolve o público. Já Breaking Bad tem como grande destaque a fotografia ousada, o trabalho de câmera e montagem.

Como normalmente acontece na televisão aberta, os horários não são os mais atrativos. Breaking Bad vai ser exibida de segunda a sexta-feira, às 23h15min pela Rede Record. Já a Globo transmite Homeland de terça a sexta-feira, logo após o Jornal da Globo. Vale lembrar que aqui as emissoras brasileiras iniciam as primeiras temporadas das duas séries. Nos Estados Unidos, Homeland encerrou sua terceira temporada em dezembro e já tem o quarto ano garantido pela emissora Showtime. Já Breaking Bad foi finalizada em setembro do ano passado após cinco temporadas. 

Nenhum comentário: