quinta-feira, 31 de março de 2011

White Collar :: O Cartoon e o Sr. Engravatado


Lealdade. Amizade. Confiança. White Collar é muito mais que uma comédia policial. O roteiro é inteligente, tanto no humor quanto na trama policial. Em cada episódio, um caso diferente, e por trás dessas histórias correm os roteiros individuais dos personagens. A principal força do seriado está nessas relações que se constroem entre os papéis dos atores. Destaque para a amizade entre Neal e Peter e para o impagável Mozzie. Além da esposa de Peter, Elizabeth Burke, que mesmo correndo por fora chama a atenção como personagem secundária na série.

Quarteto principal do seriado: Tim DeKay, Tiffani Thiessen, 
Matthew Bomer e Willie Garson

O seriado trata de uma divisão do FBI destinada a investigar os chamados crimes de colarinho branco, que são os delitos contra propriedade, fraudes, crimes coorporativos, acobertamentos ou abusos de confiança que envolvem pessoas em altos cargos e que não caracterizam o uso de violência. A diferença é que essa divisão do FBI tem como "consultor" um presidiário, o vigarista Neal Caffrey.

A equipe é comandada pelo agente Peter Burke (Tim DeKay), de "Carnivàle", mas apesar de todos serem muito fiéis a Burke, o agente sente que falta uma peça para seu time ficar completo. Aí que entra a figura de Neal Caffrey (Matthew Bomer), de "O Massacre da Serra Elétrica: O Início" e "Chuck". Ele é um criminoso especialista em fraudes e roubos de obras de arte. Depois de uma caça de gato e rato, Burke prende Caffrey. O mistério começa quando alguns meses antes de cumprir a sua pena Neal foge da prisão e só um agente pode recapturá-lo: Peter Burke. Depois de ser preso de novo, Neal se oferece para ajudar a equipe do agende do FBI utilizando de sua experiência para solucionar os casos de crimes de colarinho branco. Peter, de tanto investigar e prender Neal, se torna um grande admirador da sua inteligência e convence o FBI a fechar o acordo com Caffrey. 

Neal (Matt Bomer) e Peter (Tim DeKay) 
formam uma dupla afinada no FBI
         
De inimigos a amigos incondicionais. A partir daí essa tranformação começa a acontecer na vida dos dois principais personagens da série. Burke se surpreende a cada caso com a inteligência e originalidade de Neal e até com a sua ousadia.  Em um dos momentos clássicos da série, ainda no primeiro episódio, Peter diz a Neal que ele só pode ter saído de um Cartoon, tanto pelas suas ideias como por  seu jeito de vestir com  o inseparável chapéu. 

Peter e Neal no desfecho do primeiro caso da dupla 
no Episódio Piloto
     
A relação dos dois se baseia no ganho de confiança a cada caso resolvido. Mesmo Peter tendo o poder de controlar Neal pela sua tornozeleira de monitoramento e podendo devolvê-lo para a prisão se ele não se comportar, Neal seguidamente burla as regras e irrita e preocupa o agente do FBI. Na maiorias das vezes Burke vira um defensor de Neal e vive um dilema: quer acreditar que Neal esta se mantendo na linha mas tem receio que esteja errado e se decepcione. Por outro lado, Neal aos poucos reconhece no "chefe" um grande amigo e passa a ouvir os conselhos de Peter. É aí que a série ganha momentos emocionantes, onde diversas vezes um salva a vida do outro, e eles se veem em momentos em que a confiança mútua é a melhor força que eles poderiam ter. Os dois se tornam uma arma poderosa do FBI contra os criminosos de colarinho branco e uma ferramenta eficiente em emocionar e arrancar gargalhadas de quem acompanha a série.

A relação de Neal e Peter torna muitos momentos 
de White Collar emocionantes
        
O porém nessa relação é o ponto fraco de Neal e a principal causa do seu pedido de parceria com o FBI: a busca incessante por Kate, seu amor incondicional. Caffrey acredita que Kate foi raptada e quando não está ajudando Peter ele tem o auxílio de Mozzie para achar sua amada. Aí temos mais um destaque do elenco: Mozzie ou Mozz (Willie Garson,) de "Sex and the City 1 e 2", ele é o fiel amigo de Neal e o ajuda inclusive a solucionar os casos do FBI. 

Willie Garson rouba a cena em White Collar como 
o divertido e estranho Mozzie

Esse personagem é fantástico, Mozzie tem características muito peculiares que o tornam um ser estranho e ao mesmo tempo "fofo", não tem como não querer ter um amigo desses para resolver nossos problemas. Uma das tiradas mais engraçadas da série é o apelido que Mozzie dá a Peter: "Mr. Suits" (Sr. Engravatado), por consequência a mulher de Peter vira "Mrs. Suits". Uma das cenas mais cômicas de White Collar são os encontros com Mozzie, que morre de medo de ser fichado pelo FBI. Quando ele começa a participar do dia a dia da equipe de Burke, os agentes precisam decifrar as charadas de Mozz para descobrir onde encontrá-lo e aceitar as "regras" de relacionamento que ele impõe.

Peter "disfarçando" uma conversa com Mozzie
     
Eu estou terminando de assistir a 2ª Temporada e indico principalmente o episódio 10 "Burke's Seven", algo como "Os Sete Homens de Burke". Nessa altura Peter é afastado do FBI e a união da sua equipe é posta a prova. Sem o auxílio dos métodos tradicionais nossos heróis precisam trabalhar para limpar o nome de Burke, incriminado injustamente. Esse episódio resume o mais bacana da série: a união de amigos e colegas de trabalho que ajudam uns aos outros, situação cada vez mais rara hoje em dia. Entre os "homens de Burke" esta inclusive sua esposa Elizabeth (Tiffani Thiessen), de "Beverly Hills 90210", outra personagem de destaque. Elizabeth ajuda Neal a ganhar a confiança de Peter e por vezes participa da solução dos casos, normalmente protagonizando situações cômicas. Além do relacionamento dela com Peter, é claro, que é fofo de bonitinho.


Peter Burke bancando o cowboy em "Burke's Seven"
         
O seriado encerrou a 2ª Temporada agora no início do ano, aqui no Brasil quem exibe é o canal pago FOX. Na TV aberta a Rede Globo começou a exibir o seriado agora em março. Você já pode encontrar na internet o Box da 1ª Temporada, com extras bem bacanas como  os erros de gravação. Se a série em si já garante cenas hilárias imagine os erros, vale a pena conferir. A USA Network já confirmou a 3ª Temporada da Série com 16 episódios, as gravações já começaram na metade do mês de março e a estreia está prevista nos Estados Unidos para o dia 13 de julho de 2011. Uma dica bacana para quem gostar do seriado é seguir no twitter o criador de White Collar, Jeff Eastin (@jeffeastin), seguidamente ele twitta fotos dos bastidores e promove desafios e promoções para os fãs.

Segue o Trailer do episódio que comentei nesse post: "Burke's Seven". Para quem gosta de comédia policial, mais policial e menos comédia, é um prato cheio, principalmente depois do anúncio que The Closer encerra as atividades depois da próxima temporada. Não desanimei, ainda tenho pipoca e ainda tenho a companhia do Cartoon e do Sr. Engravatado.

Nenhum comentário: