quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

Prazer Castle, Rick Castle

"Castle, resolver um assassinato nunca foi tão divertido"

Richard Castle (Nathan Fillion) é um escritor famoso e bem sucedido em New York. Autor de livros policiais e de suspense, ele sofre um bloqueio criativo logo depois de matar o personagem principal de uma série de obras. No entanto, Rick Castle mal consegue terminar de autografar o último livro, logo ele é chamado para ajudar o Departamento de Polícia de New York (NYPD, sigla em inglês). Um fã de seus livros levou a ficção para a realidade e retratou os assassinatos da obra literária na vida real. Castle é convidado a ajudar a desvendar os próximos passos do serial killer e começa a trabalhar junto com os detetives Kate Beckett (Stana Katic), Javier Esposito (Jon Huertas), Kevin Ryan (Seamus Dever) e o capitão Roy Montgomery (Ruben Santiago-Hudson)*. A equipe ainda conta com a legista Lanie Parish (Tamala Jones).

Personagens até a 3ª temporada: Montgomery, Martha, Alexis, 
Castle, Kate, Lanie, Esposito e Ryan

Inicialmente um incômodo para a equipe de detetives, Castle conquista um por um com o desenrolar dos episódios. Com uma máquina de café ele ganha a dupla Ryan e Esposito, mas Kate demora a gostar da companhia do escritor. Depois do caso inspirado em seus livros ser solucionado, Castle acaba gostando da rotina policial e principalmente de Kate. Com a ajuda de uma amizade com o prefeito da cidade, ele consegue uma autorização para participar efetivamente do dia a dia da equipe de detetives e colaborar com a solução dos casos. 



A ideia de Castle, além de se aproximar de Kate, é achar novamente a inspiração para escrever suas histórias. Alguns dos trechos mais engraçados são quando ele imagina os desfechos dos crimes da forma mais teatral possível. Enquanto quase nenhuma pista era descoberta, ele já tinha tem um livro na cabeça. O que, obviamente, irritava os detetives. No entanto, aos poucos os policiais começaram a ver que Castle tinha um olhar diferente sobre os casos, o que muitas vezes se tornava decisivo na hora de solucionar um assassinato.

Castle e os dois copos de café tradicionais de início 
de qualquer caso

Com o desenrolar do seriado, Kate começa a ver Castle como um parceiro, e até mais que isso, mas demora a admitir. Amor recíproco entre parceiros que solucionam crimes, mas não demonstram seus sentimentos até se sabe quando na série. Lembra a fórmula de Arquivo X, com Fox Mulder e Dana Scully, e temos até uma citação da série da FOX na 3ª temporada de Castle, que você assiste na sequência em um trecho do episódio 9:


video


A série americana estreou em 2009, produzida pelos Estúdios da ABC e difundida no canal ABC. A 1ª temporada foi ao ar somente com dez episódios, na 2ª e 3ª temporadas foram 22 episódios. Castle está atualmente na metade da 4ª temporada e boatos sopram que ela vai ganhar um episódio a mais da ABC devido ao sucesso da trama e fechar em 23 episódios. No Brasil, o seriado é transmitido pelo canal pago AXN**.

Nathan Fillion dá vida ao escritor Castle

Castle pode ser considerada do gênero policial, que conta com comédia e romance pra amaciar o drama. O forte está na relação “vai, não vai, bate na trave” de Castle e Kate, o que não é uma novidade completa, mas funciona. Além disso, costuras ótimas são feitas com a família do personagem principal: sua filha adolescente Alexis (Molly Quinn) e sua mãe e atriz frustrada da Hollywood, Martha Rodgers (Susan Sullivan). Uma ideia dessa química pode ser vista aqui em um trecho tirado da 3ª temporada, episódio 16:



video


As duas são responsáveis por trechos hilários na convivência pai-filha e filho-mãe adolescente, e muitas vezes são nesses diálogos que Castle tem o insight que resolve o caso e o deixa cada vez mais próximo da equipe de detetives que, aos poucos, se tornam seus amigos. Até que... sim, Castle começa a escrever uma série de livros com uma personagem principal inspirada em Kate, a Nick Heat, e claro, os livros são um sucesso. Por aí a série se desenrola e ganha corpo em cada temporada. A princípio bonitinha, Castle pode te fazer empilhar episódios atrás de episódios.


PRA RIR: segue um vídeo com erros de gravação da 3ª temporada:




Curiosidade: A ABC lançou os livros de Rick Castle, “Heat Wave”, e você pode acompanhar capítulos traduzidos aqui


Twitter: Você pode acompanhar o Nathan através da conta dele no microblog @NathanFillion, a Molly que faz a Alexis no seriado @MollyQuinn93 e Jon Huertas que faz o Javier Esposito @Jon_Huertas.


*Na 4ª temporada Penny Johnson Jerald assume como a capitã Victoria Gates.
** Você também pode assistir a série online aqui, ou baixar por aqui. 


Fontes: Wikipédia, Minha Série, AXN e Buddy TV

Nenhum comentário: